O que faz a Marcenaria?

A marcenaria é um trabalho artístico e não industrial, ou seja, um marceneiro constrói móveis, objetos decorativos, utilitários ou outros objetos de madeira.

A marcenaria é uma profissão próspera no Brasil e no mundo. A medida que a população metropolitana cresce e o número de pequenas casas, e as estrutura verticais e o aumento da demanda por móveis planejados.

Além disso, os clientes são mais exigentes e estão à procura de móveis personalizados e de alta qualidade. Isto reduz a concorrência das lojas de departamento, que sempre foram os maiores protagonistas das montadoras.

Assim, nos últimos anos, os pequenos marceneiros se tornaram mais organizados e especializados e agora são responsáveis por uma parte significativa do mercado de móveis planejados.

Aqueles que ingressam nesta profissão podem começar como aprendizes em marcenarias, fábricas de móveis, etc. Com tempo e experiência, é possível promover de cargos:  semi-oficial, oficial e marceneiro, marceneiro mestre.

Outra opção é ser auto-suficiente, abrindo sua própria oficina de carpintaria. Nesta situação, você precisa de um lugar para fazer seu trabalho onde possa armazenar e gerenciar kits, ferramentas e materiais.

Além disso, não se esqueça de regular sua marcenaria, mesmo que seja uma em uma garagem, registrando-a como uma pessoa jurídica, hoje está muito fácil registrar o CNPJ e qualquer dúvida você pode pedir orientação para o SEBRAE.

Quanto ganha um marceneiro?

O salário de um marceneiro flutua em função de várias variáveis, incluindo a posição na marcenaria, a qualidade de seu produto e a região em que ele trabalha.

Entretanto, um salário varia na média de R$ 1.581  a  R$ 2.189 por mês.

Se você é uma pessoa independente ou um pequeno empresário, sua renda pode ser ainda maior. Entretanto, isto depende de sua área, de seu trabalho e de sua decisão e dedicação ao negócio.

Ocupações de risco

Se você quer trabalhar como marceneiro, a segurança deve ser sua primeira prioridade no seu trabalho diário.

A marcenaria também é uma ocupação perigosa porque envolve o manuseio de serras, tintas,  vernizes, colas, peças pesadas e outros equipamentos, máquinas e materiais que podem causar acidentes e intoxicações.

Por esta razão, é importante conhecer e aplicar as regras de segurança do trabalho. Isto também se aplica àqueles que se dedicam à carpintaria como um hobby.

O Marceneiro

Os marceneiros são profissionais que trabalham com madeira e fazem ou montam peças de madeira, como móveis, ornamentais e decorativas, fazem reparos e reformas de moveis, e componentes úteis.

Os marceneiros utilizam ferramentas e equipamentos manuais para cortar, perfurar, medir, esculpir, branquear, montar e fixar, mas devem ser manuseados cuidadosamente para evitar acidentes.

O trabalho do marceneiro é conversar com o cliente para descobrir a finalidade do plano, visualizar e desenhar o plano (móveis, obras de arte, ornamentos, objetos úteis), cortar, lixar, perfurar e fixar a madeira de acordo com as necessidades do planejamento, dar corpo à madeira, utilizar as ferramentas de trabalho e ter sempre o cuidado de evitar acidentes. A regra é a ser observador e cuidadoso.

Uma vez que os projetos finalizados, fornecemos os para os clientes para  verificamos se está de acordo e atende às expectativas do cliente e se o satisfaz, se algum ajuste final é necessário. Para fazer ou melhor trabalho, é essencial estar familiarizado com os diferentes tipos de madeira e suas características.

São artesões que fazem e reparam produtos de madeira como móveis, obras de arte, artigos decorativos e utilitários. Os marceneiros utilizam ferramentas e equipamentos manuais como corte, perfuração, medição, , branqueamento, montagem e fixação, que devem ser manuseados com cuidado para evitar acidentes.

A marcenaria é uma forma evoluída da carpintaria, mas está associada a trabalho manual em vez de trabalho industrial.

Quais são os princípios da Marcenaria?

Para se tornar um marceneiro, você precisa ter um conhecimento profundo dos tipos e principais propriedades da madeira, bem como de como utilizar ferramentas de marceneiro. Outras qualidades interessantes incluem organização, manuseio de facas, velocidade, habilidade de ouvir o comprador, ponto de vista artístico, perfeccionismo, habilidade de manusear madeira, destreza manual, habilidade de agir, senso de responsabilidade, senso artístico, e habilidade de desenhar.

Qual a formação do Marceneiro?

Você não precisa de formação para se tornar um carpinteiro. Há vários cursos curtos de carpintaria, tanto online quanto presencial, que ensinam aos alunos as técnicas antigas e modernas de criação de móveis e objetos de madeira.

Além disso, alguns profissionais começam como aprendizes de carpintaria e depois aprendem o ofício com carpinteiros mais velhos. Os elementos mais importantes para o profissional são a sensibilidade artística e a perspectiva, o design e a finalidade.

O que faz um marceneiro?

Conversar com o cliente para aprender a conhecer o projeto Visualizar e desenhar o projeto (um móvel, uma obra de arte, um objeto decorativo ou utilidade de madeira) Cortar a madeira Lixar a madeira Furar, aparar, fixar, posicionar, trabalhar o corpor da madeira conforme necessário para o projeto, utilizar as ferramentas de trabalho, sempre seguindo a devida segurança para evitar acidentes Quando o projetos estiver completo, apresentar para o cliente e verificar se o projeto final atende às expectativas do cliente, ajustar se necessário.

Abra sua própria oficina de marcenaria

O marceneiro pode ser proprietário de sua própria marcenaria e responsável pela gestão, pode contratar funcionários para ajudá-lo. A marcenaria pode até mesmo ser aberta na garagem da casa do profissional, ou em qualquer lugar onde haja espaço suficiente.

Criar uma marcenaria online

Com o processo tecnológico que está mudando o mundo, uma marcenaria online hoje em dia já é possível, e oferecer serviços e produtos em locais geográficos específicos (cidades) ou mesmo em todo o Brasil, com entrega pelo correio. Outra virtude óbvia é dar ao comprador uma impressão dos produtos e da qualidade da organização com fotos, textos e vídeos. Felizmente, o empresário não precisa se limitar a produtos de marcenaria, mas também pode vender juntos produtos de decoração, vender juntos livros e guias de marcenaria. Hoje quem utiliza a internet está bem mais posicionado no mercado que a concorrência.

Ser empregado como marceneiro em uma oficina de marcenaria

O profissional pode trabalhar para outros como funcionário de uma empresa de marcenaria. A maioria dos marceneiros começa desta forma, como assistentes aprendendo o ofício para que mais tarde possam montar seu próprio negócio.

Trabalhar na fabricação e montagem de móveis

Podem trabalhar em fábricas de móveis como marceneiros, trabalhando principalmente com laminados de madeira industrializada, tais como compensados, aglomerado de partículas, MDF, fórmica, folheado, etc.

O mercado comercial do marceneiro é vasto, pois o profissional pode abrir sua própria oficina em qualquer lugar com espaço suficiente. Esta possibilidade leva muitos profissionais a optarem por abrir um negócio, embora atualmente as fábricas de móveis e decoração estejam contratando cada vez mais profissionais e abrindo o campo de trabalho.

Ferramentas para o marceneiros

Ao longo dos milênios, várias ferramentas foram feitas e desenvolvidas para ajudar os marceneiros a praticar seu ofício. No século passado, ferramentas de carpintaria elétrica e movidas a bateria se tornaram muito populares.

Qual é a diferença entre um marceneiro e um carpinteiro?

Muitas pessoas confundem as duas profissões, carpinteiro e marceneiro, que são essencialmente semelhantes, mas têm diferenças enormes em sua funcionalidade. A marcenaria é uma evolução da carpintaria e difere dela por ser artística e não industrial, ou seja, o marceneiro constrói móveis, objetos decorativos, utensílios ou outras peças de madeira, enquanto o carpinteiro, como profissional indispensável no canteiro de obras, faz portas, janelas, pisos, escadas, tetos, telhados e peças mais pesadas.